Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Artigos
Submissão
Todos os artigos devem ser submetidos de forma eletrônica pela página da Revista.
Qualquer outra forma de envio não será apreciada pelos editores.
No momento da submissão deve ser anexado: (1) O artigo (arquivo completo em formato Word, incluindo folha de rosto, resumo, abstract, texto, referências e ilustrações); (2) As ilustrações (em arquivo editável, nos formatos aceitos pela revista); (3) Documentação exigida pela revista (devidamente assinada por todos os autores).
Os manuscritos podem ser rejeitados sem comentários detalhados após análise inicial, pelos editores da Revista Leia Cambury, se os artigos forem considerados inadequados ao escopo da revista ou de prioridade científica insuficiente para publicação na Revista.
Considerações éticas
Conflito de interesse
Autores: Os autores devem declarar, de forma explícita, individualmente, qualquer potencial conflito de interesse financeiro, direto e/ou indireto, e não financeiro etc., bem como qualquer conflito de interesse com revisores ad hoc.
Revisores ad hoc: No caso da identificação de conflito de interesse da parte dos revisores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor ad hoc.
Pesquisas envolvendo seres vivos
Resultados de pesquisas relacionadas a seres humanos e animais devem ser acompanhados de cópia de aprovação do parecer de um Comitê de Ética em Pesquisa.
Plágio
A Revista verificará os artigos submetidos, por meio de uma ferramenta de detecção de plágio, após o processo de revisão por pares.
Processo de avaliação
Os originais que deixarem de cumprir qualquer uma das normas aqui publicadas relativas à forma de apresentação, serão sumariamente devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação quanto ao mérito do trabalho e à conveniência de sua publicação.
Todos os manuscritos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as Instruções aos Autores. Caso contrário, serão devolvidos para adequação às normas, inclusão de carta ou de outros documentos eventualmente necessários.
Pré-análise: a avaliação é feita pelos Editores Científicos com base na originalidade, pertinência, qualidade acadêmica e relevância do manuscrito..
Aprovados nesta fase, os manuscritos serão encaminhados aos revisores ad hoc previamente selecionados pelos Editores.
Cada manuscrito será enviado para dois relatores de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, o original será enviado para uma terceira avaliação. Os trabalhos que, a critério do Conselho Editorial ou de Assessores ad hoc, não forem considerados convenientes para publicação na Revista Leia Cambury serão devolvidos aos autores em caráter definitivo.
O processo de avaliação por pares é o sistema de single review, procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores. No caso da identificação de conflito de interesse por parte dos revisores, o Conselho Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor ad hoc. Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades:
a) aprovação;
b) recomendação de nova análise;
c) recusa.
Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado.
A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores, aos quais é reservado o direito de efetuar os ajustes que julgarem necessários. Na detecção de problemas de redação, o manuscrito será devolvido aos autores para que sejam realizadas as devidas alterações. O trabalho reformulado deve retornar no prazo máximo determinado.
Manuscritos aceitos: manuscritos aceitos poderão retornar aos autores para aprovação de eventuais alterações, no processo de editoração e normalização, de acordo com o estilo da Revista.
Provas
Serão enviadas provas em PDF aos autores para a correção da arte-final do artigo. As provas devem retornar à Revista na data estipulada (48 horas). Outras mudanças no manuscrito original não serão aceitas nesta fase.
São permitidas apenas correções de grafia, troca de uma palavra ou outra e dados numéricos nas tabelas e gráficos. Não será aceita inclusão e/ou exclusão de frases, parágrafos, imagens e referências.
Apresentação do manuscrito
FORMATAÇÃO
- Formato de arquivo: Word Doc.;
- Formato do papel: A4;
- Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
- Tamanho do texto: mínimo de 15 e máximo 30 laudas;
- Fonte: Times New Roman ou arial, normal, tamanho 12 (corpo de texto, título e bibliografia); tamanho 09 (notas de rodapé); e tamanho 10 (citações);
- Margens: superior e esquerda, 3cm, inferior e direita. 2 cm;
- Alinhamento: justificado;
- Primeira linha de cada parágrafo com espaçamento de1,25 cm em relação à margem esquerda;
- Citações em formato ABNT;
- Citações literais com mais de três linhas deverão conter recuo de 4 cm e entrelinhas simples.
Outras orientações: Seguir os padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Os elementos constituintes do texto devem ser dispostos segundo a sequência apresentada abaixo:
1. Título na língua original (CAIXA ALTA);
2. Título em Inglês;
3. Resumo (100 a 250 palavras);
4. Palavras-chave (máximo 05 palavras);
5. Resumo em inglês;
6. Palavras-chave em inglês;
7. Texto;
8. Referências (ABNT NBR-6023).
Informações complementares obrigatórias
- Os textos devem ser enviados em língua portuguesa ou estrangeira e serão publicados na língua original. Os trabalhos em língua estrangeira devem apresentar resumo e palavras-chave em português e em inglês.
- Os autores devem apresentar em nota de rodapé a sua titulação completa e sua afiliação institucional,indicando a unidade da federação a que pertencem e, se estrangeiros, o país, o link CL e o link ORCID. Devem colocar um endereço virtual para correspondência.
- Os autores devem informar em nota de rodapé, na primeira página, o título da pesquisa e o agente financiador, se o artigo foi produzido no âmbito de uma pesquisa financiada.
- Os autores devem informar em nota de rodapé, na primeira página, a CONTRIBUIÇÃO DE AUTORIA.
Contribuição e elaboração do manuscrito: nome do(s) co-autor (es) que realizou (aram).
Coleta de dados:nome do(s) co-autor (es) que realizou (aram).
Discussão dos resultados: nome do(s) co-autor (es) que realizou (aram).
Revisão e aprovação: nome do(s) co-autor (es) que realizou (aram).
Devem-se utilizar as notas de rodapé apenas para identificação dos autores e com função explicativa.
Editorial
|
Criar o periódico acadêmico e científico Leia Cambury foi, para a Unicambury, uma importante realização, um valor em si para o qual mister se fez enfrentar vários desafios. O primeiro deles consistiu, na perspectiva organizacional, descobrir talentos e reunir competências dos muitos colaboradores que passaram a integrar a Equipe Editorial, entre esses os profissionais da comunicação, da criação, os técnicos de informática, bibliotecários, professores, pessoas que engendraram o modelo do periódico que ora se apresenta ao público. O segundo desafio foi encontrar a atividade intelectual mais adequada à publicação científica, no âmbito dos conteúdos produzidos por pesquisadores docentes e discentes. Isso responde ao maior desafio institucional que é avaliar, por meio do compartilhamento da ciência que produz, sua inserção no mundo acadêmico, no mundo profissional. Consiste, outrossim, na louvável atitude de mostrar à comunidade em geral e pôr a prova o resultado material e a qualidade do trabalho realizado por toda a sua equipe. A Revista Leia Cambury objetiva difundir os conhecimentos produzidos na FaUnicambury e se fazer conhecer por aquilo que mais preza que é a solidez dos seus resultados acadêmicos. Para além disso, a Leia Cambury desafia a Instituição e todo o seu corpo de colaboradores a aferir as próprias capacidades, competências e habilidades para lidar com os problemas e apresentar soluções inteligentes para as novas demandas e conflitos sociais, reflexos de profundas mudanças no mundo contemporâneo. Ela é o vetor de uma dinâmica entre leitores e autores, entre as expectativas do público e os conhecimentos e tecnologias produzidos, nas mais diversas áreas do saber a que a Faculdade Cambury se dedica. Com muito orgulho, a Unicambury apresenta o primeiro número da Revista Leia Cambury. Uma boa leitura! Equipe Editorial |
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
