Aplicabilidade da reabilitação neuropsicológica no tratamento do Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
uma revisão integrativa
Palavras-chave:
TDAH, Reabilitação neuropsicológica, Transtorno do Deficit de atenção e hiperatividade- tratamentoResumo
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) têm sido objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento devido ao significativo número de casos diagnosticados nas diversas faixas etárias. Este estudo apresenta uma revisão de literatura a respeito dos Modelos de Intervenção utilizados para o tratamento de pessoas com o diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por meio de artigos científicos nacionais indexados na base de dados do Google Acadêmico, Bvs-Psi e Scielo, referentes ao período de 2017 a 2021. Os resultados revelam que entre os modelos de intervenção estão: o Treino Cognitivo, o Programa de Enriquecimento Instrumental, Estimulação Cognitiva, Terapias Cognitivo-comportamentais, Tecnologia da Informação aplicada à Reabilitação Neuropsicológica, Autorregulação Emocional, Estratégias de Memorização e Intervenções Psicossociais com pais e professores, para promover mudanças comportamentais. Entre os indicadores de melhora dos sintomas de TDAH os estudos apontaram para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a atenção, memória de trabalho, controle inibitório para o aprimoramento das funções executivas. Os benefícios das psicoterapias complementares sobre o desempenho cognitivo foram amplamente reportados e comprovados nos estudos sobre o TDAH. Porém ainda existe a necessidade de estudos e pesquisas sobre esse transtorno, a fim de acrescentar novas estratégias de intervenção, para amenizar os sintomas e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos portadores de TDAH.
Palavras-chaves: TDAH; Tratamento; Modelos de Intervenção; Reabilitação Neuropsicológica.
ABSTRACT: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) has been the object of study in several areas of knowledge due to the significant number of cases diagnosed in different age groups. This study presents a literature review about the Intervention Models used for the treatment of people diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) through national scientific articles indexed in the Google Scholar database, Bvs- Psi and Scielo, referring to the period from 2017 to 2021. The results reveal that among the intervention models are: Cognitive Training, Instrumental Enrichment Program, Cognitive Stimulation, Cognitive-Behavioral Therapies, Information Technology applied to Neuropsychological Rehabilitation, Self-regulation Emotional, Memorization Strategies and Psychosocial Interventions with parents and teachers to promote behavioral changes. Among the indicators of improvement in ADHD symptoms, studies have pointed to the development of cognitive skills, such as attention, working memory, inhibitory control for the improvement of executive functions. The benefits of complementary psychotherapies on cognitive performance have been widely reported and proven in ADHD studies. However, there is still a need for studies and research on this disorder, in order to add new intervention strategies, to alleviate the symptoms and consequently improve the quality of life of ADHD patients.
Keywords: ADHD; Treatment; Intervention Models; Neuropsychological Rehabilitation.