A influência dos padrões de beleza socialmente impostos na autoestima das mulheres

contribuições da psicologia cognitivo-comportamental

Autores

  • Daisy Santana Marinho Unicambury

Palavras-chave:

Autoestima., Padrão de beleza, Mulheres, Poder da mídia

Resumo

As pressões sociais diretas e indiretas (público masculino, público feminino, mercado de trabalho) para ter uma boa aparência e um corpo idealizado atinge bruscamente a autoestima de muitas mulheres na contemporaneidade, gerando frustração e insatisfação quando esse ideal não é alcançado. A mídia colabora bastante para isso, na medida que traz em suas telenovelas e comerciais arquétipos consagrados como sendo belos, a saber:  corpo magro, cabelo liso, pele clara ou “da cor do pecado”, enfatizando a influência afro-brasileira nas curvas do corpo. Para conceituar essa problemática, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), uma das abordagens mais difundidas do cognitivismo atual, colabora para se fazer uma análise crítica. A indústria de beleza e procedimentos estéticos, bem como academias vêm aumentando a cada dia para atender um público cada vez mais ávido por ser aceito. O método a ser aplicado será uma pesquisa documental, que buscará traçar as influências dos padrões de beleza no comportamento cotidiano da mulher brasileira. A pesquisa mostrou que a TCC considera as crenças e os pensamentos como um modo de atender seus pacientes e poder solucionar os transtornos de sua área de aplicação.

 

Palavras-chave: Autoestima. Mídia. Terapia Cognitivo-Comportamental.

 

ABSTRACT: The direct and indirect social pressures (male audience, female audience, labor market) to look good and an idealized body suddenly affects the self-esteem of many women today, generating frustration and dissatisfaction when this ideal is not achieved satisfactorily. The media collaborates a lot for this, as it brings in its soap operas and commercials archetypes consecrated as being beautiful, namely: thin body, straight hair, light skin or “the color of sin”, emphasizing the Afro-Brazilian influence in the curves of the body. To conceptualize this problem, Cognitive-Behavioral Therapy (CBT), one of the most widespread approaches to current cognitivism, collaborates to make a critical analysis. The beauty industry and aesthetic procedures, as well as gyms, are increasing every day to serve an audience more and more eager to be accepted. The method to be applied will be a documentary research, which will seek to trace the influences of beauty standards in the daily behavior of Brazilian women. The research showed that CBT considers beliefs and thoughts as a way to care for its patients and be able to solve the disorders in its application area.

 

Keywords: Self esteem. Media. Therapy.

Biografia do Autor

Daisy Santana Marinho, Unicambury

Graduanda do curso de Psicologia, 2021/1.

Orientadora: Profa.  Especialista Jéssica Florinda Amorim.

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Publicado

2022-08-22

Edição

Seção

Artigos