Efeitos da auriculoterapia na qualidade de vida e estresse de professores universitários: ensaio clínico randomizado

Autores

  • Luana Laís Batista Cardoso Ramos
  • Maressa Pessoa de Souza
  • Stephane Monique Moreira Silva

Palavras-chave:

Auriculoterapia, Estresse, Qualidade de Vida

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos da auriculoterapia na qualidade de vida e estresse de professores universitários da Faculdade Cambury do município de Goiânia, Goiás. A escolha do tema deve-se ao crescente número de professores universitários sobrecarregados, o que gera um alto nível de estresse e consequentemente uma má qualidade de vida. Diante disso, o intuito desse artigo é mostrar que essa terapia realmente tem eficácia comprovada e pode ser utilizada como forma de auxílio para que estes profissionais tenham uma melhor qualidade de vida. Os participantes do estudo foram divididos, aleatoriamente e de maneira randomizada por sorteio em dois grupos, um sendo controle e o outro tratamento. Ambos os grupos, responderam os questionários de qualidade de vida SF-36 e de estresse PSS antes e após as quatro semanas de aplicação de auriculoterapia. Somente o grupo 2, foi submetido ao tratamento de auriculoterapia uma vez por semana durante quatro semanas, sendo uma semana, na orelha do lado dominante e na outra semana na orelha do lado contra dominante. Os resultados nos voluntários que realizaram o tratamento foram bem satisfatórios na melhora da dor, vitalidade, saúde mental e principalmente nos aspectos emocionais. Enquanto no grupo controle se observou uma piora nos aspectos físicos, emocionais e no estado geral da saúde.

Biografia do Autor

Luana Laís Batista Cardoso Ramos

Graduanda do curso de Estética e Cosmética em 2016.

Maressa Pessoa de Souza

Graduanda do curso de Estética e Cosmética. 2016.

Stephane Monique Moreira Silva

Graduando do curso de Estética e Cosmética. 2016.

Orientadora do Artigo: Prof. Carla Simone Binz.

Downloads

Publicado

2022-05-31