O impacto da inclusão escolar nas relações sociais

Autores

  • Milena Martins Ferreira Nascimento Unicambury

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Relações sociais, Análise de filme, Filme: Como estrelas na Terra

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o impacto da inclusão escolar nas relações sociais. Este estudo faz-se necessário, pois ao longo das últimas décadas é possível perceber diversas movimentações sociais em prol dos direitos das pessoas com necessidades específicas. Dentre essas reivindicações, o acesso à educação e o combate ao capacitismo são pautas principais. Entretanto, mesmo que a legislação brasileira garanta o direito à educação escolar desse grupo por meio da inclusão escolar, é imprescindível compreender a forma como esta tem sido efetivada no cotidiano educacional. O questionamento principal que aqui se põe é: quais são os efeitos produzidos pela inclusão escolar na constituição das relações sociais de sujeitos em desenvolvimento? A hipótese é de que a inclusão escolar pode auxiliar na construção de sujeitos conscientes, inclusivos e que aceitem a diversidade, transformando assim as relações sociais. Nesse sentido, a teoria histórico-cultural se apresenta como base teórica do trabalho uma vez que traz diversas contribuições a respeito do desenvolvimento humano sob uma perspectiva biopsicossocial. O método utilizado no trabalho foi a análise fílmica da obra Como Estrelas Na Terra, com o objetivo de apresentar uma reflexão a respeito da inclusão escolar e seus impactos. Foi possível perceber que o filme mostra, por um lado, a exclusão social e seus efeitos na vida da pessoa com necessidade especial. E, por outro lado, os efeitos positivos que a educação inclusiva pode causar no ambiente escolar estimulando o acolhimento à diversidade. O resultado deste tema e artigo é de mostrar a importância de ser implementado a inclusão escolar, e ser efetivado no ambiente escolar, de modo a não só acolher o PAEE, mas de oferecer um processo educativo de qualidade. Nesse sentido conclui-se que quando existe um meio inclusivo e quando há convivência, é possivel criar um meio acolhedor e diverso, onde há espaço para todos.

 

Palavras-chave: Inclusão Escolar. Teoria Histórico-Cultural. Relações Sociais. Análise Fílmica.

 

ABSTRACT: This article aims to investigate the impact of school inclusion on social relations. This study is necessary, because over the last decades it is possible to perceive several social movements in favor of the rights of people with specific needs. Among these demands, access to education and the fight against capacitive are main guidelines. However, even if Brazilian legislation guarantees the right to school education of this group through school inclusion, it is essential to understand how it has been effected in the educational daily life. The main question that arises here is: what are the effects produced by school inclusion in the constitution of the social relations of developing subjects? The hypothesis is that school inclusion can help in the construction of conscious, inclusive and accepting subjects that accept diversity, thus transforming social relations. In this sense, the historical-cultural theory is presented as the theoretical basis of work since it brings several contributions regarding human development from a biopsychosocial perspective. The method used in the work was the film analysis of the work Como Estrelas Na Terra, with the objective of presenting a reflection on school inclusion and its impacts. It was possible to notice that the film shows, on the one hand, social exclusion and its effects on the life of the person with special need. And, on the other hand, the positive effects that inclusive education can have on the school environment by stimulating the reception of diversity. The result of this theme and article is to show the importance of implementing school inclusion, and being effective in the school environment, in order to not only welcome the PAEE, but to offer a quality education process. In this sense, it is concluded that when there is an inclusive environment and when there is coexistence, it is possible to create a welcoming and diverse environment, where there is space for everyone.

 

Keywords: School Inclusion. Historical-Cultural Theory. Social Relations. Film analysis.

Biografia do Autor

Milena Martins Ferreira Nascimento, Unicambury

Graduanda do curso de Psicologia, 2022/1.

Orientadora: Profa. Mestranda Juliana Rosa Pires Vieira

Downloads

Publicado

2022-09-14

Edição

Seção

Artigos