Avaliação psicológica em crianças portadoras do espectro autista

Autores

  • Gabryella Jaime Silva Unicambury

Palavras-chave:

Espectro autista, Lúdico, Criança, Teste PROTEA-R

Resumo

Este artigo tem como finalidade destacar o Transtorno do Espectro Autista baseado em teorias da Avaliação Psicológica, em especial as fundamentadas no teste PROTEA-R: Sistema de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista das autoras Cleonice Alves Bosa; Jerusa Fumagalli de Salles com foco na coordenação motora, reflexão, raciocínio, atenção, imaginação e interação social. A realização da pesquisa e sua relação com a teoria se deu por meio da experiência da autora no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-RENASCER I) e de sua percepção e observação de uma criança que foi submetida ao processo de Avaliação Psicológica, bem como aos experimentos lúdicos, brincadeiras livres e semiestruturadas.

Palavras-chave: Espectro Autista. Criança. Brincar. PROTEA-R. Lúdico.

ABSTRACT: This article aims to highlight the Autistic Spectrum Disorder based on theories from authors such as BOSA; SALLES, based on the PROTEA-R test: Autism Spectrum Disorder Assessment System focusing on motor coordination, reflection, reasoning, attention, imagination and social interaction. The realization of the research and its relationship with the theory took place through the author's experience at the Psychosocial Care Center(CAPS-RENASCER I) for un perception and observation of children, in light of the above and playful experiment, free and semi-structured games. Under the guidance of the ninth night Psychology student at UNICAMBURY.

Keywords: Autistic Spectrum. Kid 3. Play. PROTEIN-R.Ludi

Biografia do Autor

Gabryella Jaime Silva, Unicambury

Graduanda do curso de Psicologia, 2022/1.

Orientador: Prof. Me. Wanderson Barreto.

Downloads

Publicado

2022-09-14

Edição

Seção

Artigos