Terapia cognitivo comportamental no desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para o trabalho
um relato de experiência
Palavras-chave:
Habilidades sociais, Liderança, Terapia Cognitivo-ComportamentalResumo
Este estudo trata-se de um relato de experiência sobre a mudança de exigências relacionadas a habilidades sociais e competências sociais devido à ocupação de um cargo de liderança há aproximadamente 1 ano e 8 meses em uma organização pública. Busca descrever a trajetória de desenvolvimento profissional que foi buscada por meio de um trabalho individual na psicologia, mediado pela Abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental. Nesse contexto, observa-se, o papel que o psicólogo pode exercer de forma positiva no desenvolvimento profissional. Diante de novas exigências, mediante a ocupação de funções diferentes, se faz necessário o desenvolvimento ou o aprimoramento de habilidades e competências sociais essenciais para o exercício. Dentro do contexto de liderança, as exigências de desenvolvimento são inúmeras, o que pode desencadear o aumento do estresse e ansiedade. A Terapia cognitivo-comportamental, por meio de um trabalho individual ou de grupo, nesse contexto de desenvolvimento profissional, pode contribuir de forma significativa, possibilitando a conquista os resultados esperados e também para a saúde mental do trabalhador.
Palavras-chave: Habilidades Sociais. Organizacional. Liderança. Terapia cognitivo-comportamental.
ABSTRACT: This study is an experience report on the change of requirements related to social skills and social competences due to the occupation of a leadership position for approximately 1 year and 8 months in a public organization. It aims to describe the trajectory of professional development that was pursued through an individual work in psychology, mediated by the Cognitive Behavioral Therapy Approach. In this context, it is observed the role that the psychologist can play in a positive way in professional development. Faced with new requirements, through the occupation of different functions, it is necessary to develop or improve skills and essential social competences for the exercise. Within the context of leadership, developmental demands are numerous, which can trigger increased stress and anxiety. Cognitive-behavioral therapy, through individual or group work, in this context of professional development, can significantly contribute, enabling the achievement of expected results and also for the worker's mental health.
Keywords: Social Skills. Organizational. Leadership. Cognitive behavioral therapy.